PERINI ALERGIA

Atendimentos

O que é Rinite Alérgica? 

Rinite Alérgica é uma doença inflamatória alérgica crônica na mucosa do nariz a determinados componentes alérgicos (antígenos), principalmente inalatórios.

Quando pensar em rinite alérgica?

Espirros em salva, coriza abundante e clara, coceira (em nariz, olhos, ouvidos, garganta) e obstrução nasal (roncos, respiração bucal e voz anasalada) são os sintomas mais frequentemente associados à rinite alérgica.

É muito comum a associação com sinusite e, nestes casos, podem também ocorrer tosse seca com piora noturna e cefaléia. Portanto atenção aos resfriados de repetição! Este quadro pode não ser apenas um resfriado, mas rinite alérgica!

O que causa a rinite alérgica?

Existe predisposição genética (hereditária) associada a causas alérgicas como os ácaros (poeira domiciliar), fungos (mofos), pelos de animais, baratas, pólens, entre outros. Outros agentes podem causar ou agravar a rinite alérgica como infecções, mudança de temperatura, fatores ambientais externos (poluição), medicamentos…

Que tipo de exame é feito para descobrir a causa da rinite?

O diagnóstico não se baseia somente em exames. O médico alergista analisa o histórico de cada paciente, seus sintomas, história pregressa, pessoal e familiar, aliados aos achados do exame físico e então conjuntamente solicita os testes alérgicos realizados na pele ou no sangue que podem identificar o agente causador (alérgeno).

Qual o tratamento?

O tratamento baseia-se em 4 pontos:

Pesquisa dos fatores que possam causar ou agravar a doença (alérgenos), através dos testes alérgicos.

A Profilaxia Ambiental tem por objetivo reduzir a exposição aos diferentes alérgenos através das modificações no ambiente. Para isto, reduzir o contato com ácaro, mofo e umidade, tabagismo, odores fortes, animais com pena ou pelos, etc., pode fazer a diferença no controle adequado da rinite.

Medicamentos, que podem ser utilizados para alívio das crises, bem como para controlar a doença e prevenir novas crises.
Imunoterapia (ou vacina para alergia), único tratamento capaz de modificar a história natural da doença e controlar a rinite alérgica a longo prazo, impedindo a evolução para outras alergias.

Quais as consequências em não tratar a rinite alérgica?

A criança ou adulto que tem sintomas persistentes de rinite alérgica sem tratamento pode ter prejuízo na qualidade de vida, deformações faciais (na infância), além de risco de desenvolvimento de asma em qualquer uma das idades, sendo que a mesma é uma doença que mata.

MARQUE SUA CONSULTA

Tenha a saúde que você merece, você é nossa prioridade!