A pele como espiã biônica do seu corpo

Compartilhe esse post

Circuitos eletrônicos flexíveis são inseridos em tatuagens temporárias para o monitoramento de dados corporais

Cientistas americanos criaram o que poderia parecer impossível: circuitos eletrônicos flexíveis que, em contato temporário com a sua pele, fornecem dados corporais que, muitas das vezes, precisariam de verdadeiras engenhocas externas para tanto. Assim, dados como temperatura, hidratação, esforço e sinais vitais podem ser fornecidos de maneira rápida e precisa.

Sem dúvida alguma, iniciativas como essas trazem vários benefícios que atendem não só os pacientes saudáveis, hígidos. São, sim, fundamentais para o controle de pacientes que possuem alguma condição específica de saúde, como hipertensão, diabetes e outras doenças endócrinas, bem como pacientes acamados ou inconscientes que não podem ter descuidadas condições vitais, tais como hidratação sistêmica.

Praticidade

Por serem usados em qualquer local, podem dispensar a ida a hospitais e clínicas para a conferência de dados fáceis de serem obtidos. Em um futuro não muito distante, esses dispositivos poderão, inclusive, fornecer a informação se uma determinada terapêutica está ou não sendo eficaz e atingindo seu objetivo clínico.

Contudo, do ponto de vista prático e imediato, o benefício dessa “tatuagem eletrônica” está no campo dos esportes. Com ele, por exemplo, poder-se-ia monitorar o equilíbrio hidroeletrolítico, dados sobre postura e a performance esportiva de atletas, além de, para os que treinam em ambientes externos, avisar quando o filtro solar deve ser reaplicado.

Tais circuitos cutâneos para a abordagem corporal sistêmica estão em fases finais de estudo, mas já se mostram à prova d’água, com durabilidade de até 15 dias e compatíveis com sistemas de conexão externa, como smartphone. Mas já há disponível para compra nos EUA uma versão para atletas, de resistência em contato com a pele de até 24 horas.

Gostou do conteúdo? Siga e acompanhando o nosso Blog.

Confira nossos outros posts

A pele como espiã biônica do seu corpo

Circuitos eletrônicos flexíveis são inseridos em tatuagens temporárias para o monitoramento de dados corporais Cientistas americanos criaram o que poderia parecer impossível: circuitos eletrônicos flexíveis